Blog AS

Site para advogados: o guia completo para você ter o melhor site de advocacia em 2022

Compartilhe

O site para advogados precisa ter o design sóbrio, profissional, demonstrar conhecimento e experiência jurídica. Ao mesmo tempo que precisa ser atrativo e seguir o Código de Ética Profissional da OAB. Não é uma tarefa fácil, e demanda certo tempo. Justamente por isto, muitos advogados ignoram esta poderosa ferramenta online para captação de clientes, deixando seu site à deriva neste imenso mar de conteúdo digital.

Já pensou estar na primeira posição no Google para buscas de “advogado trabalhista”, sem pagar o Google AdWords? São mais de 27mil buscas MENSAIS por este termo na internet! Você teria pelo menos parte deste tráfego organicamente para o seu site, e sem qualquer infração ao Código de Ética da OAB.

Aí que está a oportunidade hoje, e que a maioria dos advogados ainda ignora.

Isto, porque o site é o cartão de visita do profissional, nele o cliente irá procurar referências profissionais e se certificar de que o advogado escolhido é o melhor para cuidar do seu caso. O cliente de hoje é muito mais informado do que o de 5 anos atrás, e possui muito mais ferramentas para encontrar profissionais de qualquer área.

Por isto, preparamos um conteúdo completo com o passo-a-passo para você ter o melhor site de advogado e converter seus usuários em clientes. Todas as respostas para as dúvidas mais comuns sobre site para advogados você encontra aqui!

E se você é advogado e ainda não tem um site profissional, saiba por quê precisa tê-lo urgentemente.

Conteúdo

Neste post você vai encontrar:

  1. Domínio fácil, curto e relevante
  2. Hospedagem rápida leve
  3. Responsivo (tela adaptável a dispositivos móveis)
  4. Design profissional, sóbrio e moderno
  5. Conclusão

1. Domínio fácil, curto e relevante

O que é o domínio de um site? É o endereço do seu site na internet, também conhecido como endereço eletrônico ou URL. Basicamente, é o www.nomedodomínio.com.br

O domínio é um dos elementos chave do seu site. Ele pode definir inclusive o sucesso ou fracasso do seu escritório online. Por isso, é crucial escolher um nome de domínio que realmente funciona para o seu escritório.

Por quê o nome do domínio é importante?

  1. É a primeira impressão do visitante. O seu endereço eletrônico é a primeira informação que os visitantes virão. Um bom nome de domínio pode causar uma boa e duradoura primeira impressão, enquanto que um nome ruim pode afastar seus visitantes.
  2. Afeta o SEO. O SEO é a otimização do site para aparecer nas melhores posições no Google. Apesar do nome de domínio exato da palavra chave que você quer rankear no Google não é mais necessário, ele ainda ajuda em melhorar a posição do seu site no SEO ranking.
  3. Define a sua marca. O nome de domínio é uma oportunidade para aumentar o reconhecimento da sua marca.

Estes são apenas algumas das razões que o nome do domínio é tão importante.

Como escolher o domínio perfeito para o seu escritório:

Utilize a extensão correta (.com, .com.br, .org, .net..)

Quando você escolhe o nome de extensão, tenha certeza: “.com.br” é o melhor para advogados com atuação no Brasil. Enquanto que “.com” é o melhor para advogados com atuação internacional.

De acordo com o Domain Name Stat, 64% de todos os domínios no Brasil têm a extensão “.br”, seguida por 26% de domínios com a extensão “.com”.

Fonte: Domain Name Stat

O domínio .com.br no Brasil é o mais utilizado porque ainda é o mais familiar e o mais fácil de lembrar.

Saiba tudo sobre escolha do nome de domínio para advogados neste artigo completo:

Domínio para Advogado: como escolher o nome de domínio do seu escritório de advocacia

Como verificar a disponibilidade do domínio

Você pode verificar a disponibilidade de domínio em diversos sites, como o Hostinger e Hostgator.

No entanto, o site registro.br é o órgão de registro de domínios nacionais. Isto significa que todo domínio que possui a terminação .br teve obrigatoriamente que passar pelo consentimento da registro.br, um orgão sem fins lucrativos, pertencente a agência NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

2. Hospedagem rápida leve

O que é a hopedagem de site? É espaço em um servidor que armazena todos os dados do seu site como textos, vídeos, imagens e HTML. Ou seja, assim como o domínio, você precisa obrigatoriamente contratar o serviço de hospedagem para ter o seu site no ar.

Há diversas empresas que fornecem o serviço de hospedagem, e contratar uma boa hospedagem é essencial principalmente para ter um site com bom desempenho SEO e rankeamento no Google.

Já se sabe que a velocidade ou desempenho do site afeta diretamente sua classificação no Google. Além disto, outros modos que a hospedagem de site pode afetar o posicionamento nos buscadores da internet são:

  1. Segurança. Se você não quer ter o seu site invadido, é bom que contrate um bom provedor de hospedagem do site. Além disto, quanto maior o risco de seu site for invadido, maiores são as chances de seu site perder posições nos buscadores. Então não vacile e contrate um servidor de qualidade.
  2. Alto desempenho. Os servidores apresentam o chamado “uptime”, que é a porcentagem de tempo que o seu site está online e acessível. Portanto, quanto maior, melhor. Se o seu site está muito tempo fora do ar, além do seu cliente não achar o site, afetará negativamente seu SEO.
  3. Localização do Servidor. A localização do seu servidor afetará o quão rápido seu site será acessível. Quanto mais perto do seus visitantes do site, mais rápido ele será carregado.
  4. SSL. O cadeado que aparece no endereço do site (URL), ou HTTPS, é um dos fatores que também aumenta sua posição nas buscas da internet. Além de significar que a conexão do seu site é segura para os visitantes.

Você quer que seu site rankeie entre os primeiros lugares no Google? Então é bom começar por escolher um bom serviço de hospedagem, como a Hostinger e Hostgator, que consideramos que possuem os melhores custos x benefícios do mercado atualmente.

Nós do AS temos experiência e utilizamos os melhores serviços de hospedagem, com garantia de rapidez, segurança, otimização e leveza do site para melhor desempenho dos buscadores da internet.

 

 

 

 

3. Responsivo (tela adaptável a dispositivos móveis)

O que é o site responsivo?

O site responsivo adapta o tamanho de suas páginas aos diferentes tipos de tela que são exibidos, como as telas de celulares e tablets. Ou seja, o design do site não será afetado se o usuário o abre de um dispositivo que não seja o computador. Isto é super relevante para a experiência do usuário e interação com a sua página.

Porquê é importante que seu site seja responsivo? É simples, veja os dados! Em 2018 o celular se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil.

“71 milhões de brasileiros acessam a Internet somente pelo celular.”

Mobile Time

Se você ainda não se convenceu da importância do site responsivo, aqui estão mais algumas razões:

  1. Atraia maior audiência. Sua audiência tem acesso ao site de qualquer dispositivo, esteja ele em casa, no computador, ou na fila do banco, no celular.
  2. Fácil manutenção. Diferentemente do que você pode pensar, é de fácil manutenção. Com o site responsivo, qualquer alteração nele, será automaticamente ajustado aos demais dispositivos também.
  3. Melhores seu SEO. Obviamente o marketing é essencial para ser achado no Google, e SEO é a melhor maneira de atrair tráfego para o seu site. O Google favorece os sites responsivos e os mostra em melhores posições em buscas na intenet.
  4. Consistência no design e marca. O site responsivo garante que você terá o mesmo design em todos os dispositivos que o cliente acesse.
  5. Menor taxa de rejeição. Seu cliente em potencial não entrará em um site devagar, e de difícil uso. Se seu site não é compatível com o dispositivo que o cliente está usando, ele simplesmente voltará e irá no site concorrente.
  6. Aumenta a taxa de conversão. O site responsivo possibilita a melhor experiência do usuário, que resultará em maiores taxas de conversão de usuários em clientes.

4. Design profissional, sóbrio e moderno

A indústria jurídica é muito competitiva, principalmente no Brasil, que têm mais advogados do que qualquer outro país. Por isso, é crucial que seu escritório de advocacia se destaque da multidão.

Um dos principais passos para garantir que os clientes em potencial te notem, é criar um site para o seu escritório e mostrá-los que você tem as habilidades e o conhecimento para assumir o caso deles.

Hoje, há dezenas de sites pré-feitos, ou que permite que você o crie sozinho, fazendo com que a criação de site de escritórios de advocacia seja mais fácil e acessível.

Mas, se você quer se destacar da competição, você precisa ir além de usar um tema pré-feito e pensar fora da caixa.

Abaixo estão algumas das nossas principais dicas de design de sites de escritórios de advocacia que vão ajudá-lo a criar um site envolvente e bonito para o seu escritório de advocacia, mesmo que você não contrate um profissional de website.

Tenha uma identidade visual própria

Com logotipo moderno e que passe a identidade do seu escritório. Isso constrói o reconhecimento das marcas e permitirá que os clientes em potencial reconheçam imediatamente seus posts em todos os outros lugares, tanto on-line quanto off-line.

Palheta de cores do escritório

Uma ótima maneira de fazer com que o design do seu site de advogados se destaque da multidão mesmo com um tema pré-feito é usar as cores da sua marca. Você pode usá-los como plano de fundo, em botões, em links ou para adicionar separação visual a diferentes seções do seu site.

Cores são essenciais para qualquer design de site. Escolha uma palheta de cores que combinem entre si para criar uma própria do seu escritório e criar uma identidade visual do site.

Você pode facilmente incorporar as cores da sua marca em diferentes áreas do seu site, mas tenha em mente para fornecer contraste suficiente entre fundo e texto.

Lembre-se que as cores têm que passar ao usuário a sensação de profissionalismo e sobriedade. Por isto, as cores mais utilizada são as de tons escuros, como preto, cinza e azul marinho.

Mas nada impede que você utilize cores mais brilhantes, que trazem um traço de modernidade ao site. Um dos mais conhecidos escritórios de advocacia do Brasil, Mattos Filho, por exemplo, utiliza cores mais modernas, com a palheta com as cores branca, laranja e roxo:

 

Outra dica a ter em mente é salvar cores mais brilhantes em sua paleta, como verdes, vermelhos ou laranjas para chamar atenção de botões ou links que você quer que o usuário clique, para torná-los mais fáceis de detectar. Como em um de nossos modelos de site:

 

site para advogados

5. Conclusão

Neste artigo, vimos que o site para advogados deve ser planejado, com uma boa escolha de nome de domínio, e hospedagem rápida e leve. Além disto, o design deve considerar a discrição e sobriedade como requer a OAB, mas também deve ser atrativo o suficiente para passar ao seu cliente a imagem de profissionalismo e competência para ele se sentir seguro para te contratar para o caso dele.

Não se esqueça também das seções obrigatórias para qualquer site de advocacia de sucesso: artigos com conteúdo relevante, otimização para SEO, formulário para contato, e botões com chamada para ação.

E então, você está preparado para profissionalizar o seu escritório de advocacia com um site para advogados?

Nós da AS somos especializados na criação de site para advogados. Todos nossos sites são otimizados para os mecanismos de busca do Google, totalmente personalizáveis e pensados na melhor performance para o advogado. Entre em contato para receber um orçamento!

 

Posts relacionados:

No posts found!


Compartilhe