Inbound Marketing para Advogados: 10 dicas de como fazer e obter mais clientes

inbound marketing para advogados

À medida que cada vez mais pessoas e empresas procuram por serviços jurídicos na internet, é vital que a estratégia online do seu escritório de advocacia seja integrada, claramente definida e mensurável.

Seu escritório de advocacia 2.0

O inbound marketing para advogados oferece uma maneira rápida e econômica de gerar novos leads de negócios para escritórios de advocacia. O inbound marketing é assim chamado para diferenciá-lo das técnicas tradicionais de marketing "outbound", como as chamadas frias, campanhas de e-mail, anúncios na mídia impressa e em eventos de TV e rádio e rede. O inbound marketing altera a dinâmica tradicional e permite que potenciais clientes o encontrem na internet.

Este artigo abrange:

  • Como maximizar os retornos de sua base de clientes
  • Como usar conteúdo para gerar leads
  • Como usar as mídias sociais de forma eficaz
  • e muito  mais...

Para cada problema, uma solução: geração de negócios online

Inbound marketing é sobre fazer os seus clientes encontrá-lo. A internet é agora o primeiro lugar que as pessoas vão quando precisam da ajuda de um profissional. Enquanto antes as pessoas utilizavam as páginas amarelas ou procuravam na vizinhança pelo escritório do advogado mais próximo, hoje em dia, elas cada vez mais procuram em seu laptop ou tablet e consultam no Google. Hoje em dia, o marketing visa garantir que o site da sua empresa apareça no topo da lista de resultados de pesquisa, principalmente do Google.

As 10 melhores dicas de inbound marketing para escritórios de advocacia

Ficamos impressionados com quantos escritórios de advocacia que falamos que ainda não prestam atenção ao seu marketing jurídico. Não importa se você é um advogado autônomo ou um escritório de advocacia com alcance nacional, durante este tempo de mudança sem precedentes no setor jurídico, você precisa ser mais visível, instantaneamente atraente e ser claro de como entrega um serviço melhor do que seus concorrentes.

Como o marketing para o setor jurídico não é o mesmo que marketing para outros tipos de empresas, listamos abaixo fornecido algumas dicas de marketing direcionadas para advogados e escritórios de advocacia que o ajudarão a maximizar seu tempo e recursos.

Conteúdo

  1. Especialize-se em uma determinada área do direito
  2. Não esqueça de seus clientes existentes
  3. Crie um site de escritório de advocacia eficaz
  4. Use conteúdo para construir sua credibilidade
  5. Não tenha medo de fornecer informações gratuitas
  6. Construa uma presença nas mídias sociais
  7. Estabeleça confiança através de avaliações
  8. Por onde começar com o marketing do seu escritório de advocacia?
  9. Se não é mensurável, não faça
  10. Contratar profissionais de marketing (preferencialmente com conhecimento jurídico de nicho) se necessário
  11. Conclusão

1. Especialize-se em uma determinada área do direito

É fácil diminuir o seu valor e de sua experiência se você faz de tudo para todos os seus clientes. Concentre-se em estabelecer-se como líder e especialista em determinada área e garantir que os clientes em potencial, seus amigos e familiares saibam que você está focado nesta área. Promova sua experiência no seu site, outras plataformas online, como LinkedIn e Twitter, e materiais promocionais corporativos. Outras maneiras de estabelecer ainda mais sua autoridade é ser visto como um advogado especialista na área nos principais diretórios jurídicos e ser indicado em categorias especializadas nos prêmios jurídicos relevantes.

2. Não esqueça de seus clientes existentes

Antes de sair e captar novos clientes, não se esqueça dos seus clientes existentes! Essas são as pessoas que já te conhecem, confiam em você, e já trabalham com você! É importante se esforçar para conhecê-los melhor para ver onde mais você pode agregar valor ao relacionamento. Foque em ser mais do que apenas seu advogado. Posicionar-se como um consultor de negócios indispensável é uma maneira segura de gerar mais valor ao seu cliente.

Afinal, é muito mais fácil obter mais trabalho de um cliente atual do que captar um novo cliente. Não investir nesse tipo de atividade é uma das oportunidades perdidas mais comuns que vemos. A conversa regular é uma maneira fácil e econômica de gerar novos casos de dentro da sua base de clientes existente.

Esse tipo de atividade, na maioria das vezes realizada no formato de e-mail marketing, naturalmente requer uma lista atualizada de detalhes de contato do cliente. Não é incomum empresas que têm uma lista de contatos com clientes que não é atualizada há anos. Sabemos que a limpeza do seu banco de dados é uma das atividades mais maçantes existentes – mas vale a pena. Uma vez atualizado, dê um passo adiante e segmente seu público em personalidades distintas de cliente para garantir que você esteja fornecendo conteúdo que é relevante para eles.

Como já falamos, atualizar o banco de dados de contato do seu cliente e mantê-lo continuamente não é o trabalho mais glamouroso. Mas não se desespere. Há pessoas que adoram esse tipo de trabalho, ou freelancers que podem fazê-lo rapidamente e com pouco investimento. Sites como Freelancer, 99freelas e Workana são indicados para você achar um bom profissional freelancer.

3. Crie um site de escritório de advocacia eficaz

Esteja você criando um novo escritório agora ou já faz parte de um escritório de advocacia estabelecido há muito tempo, um site profissional e eficaz é crucial para o sucesso de seus esforços de marketing. O site bem desenvolvido e suportado, pode ser o melhor vendedor de qualquer advogado. O site de alto desempenho lhe ajudará a estabelecer como advogado especialista entre clientes existentes e clientes em potencial. Seu site deve realmente mostrar o que você faz, claramente indicando sua especialidade e seu nicho. Se o seu escritório oferece vários serviços diferentes dentro da sua área, delineie-os muito claramente.

Para obter mais informações sobre o que faz um site de escritório de advocacia eficaz, confira nosso guia sobre o assunto.

4. Use conteúdo para construir sua credibilidade

O próximo passo é focar na sua presença online, trabalhando duro para isto. Se você quer gerar negócios mais rentáveis e estabelecer-se como uma autoridade em uma determinada área do direito, precisará ser visto como especialista na área. A melhor forma de fazê-lo, é escrever sobre estes temas. Posts com conteúdo exclusivo e relevante ajudarão você a se envolver com clientes atuais e potenciais. Ele transformará o site do seu escritório em um portal de liderança e opinião jurídica de fácil acesso.

O conteúdo ajuda a atrair visitantes para o seu site, fornece respostas para as perguntas que seus potenciais clientes estão fazendo no início do processo de contratação, e ajuda a construir confiança desde o início. É importante lembrar que você está produzindo conteúdo para o seu público-alvo, não para o Google; embora os bons resultados de pesquisa do mecanismo de busca sejam resultado de postar regularmente conteúdo de alta qualidade, exclusivo e relevante às páginas de suas áreas de atuação no site.

Desenvolver conteúdo bom e direcionado, é um trabalho árduo. Sendo assim, é importante que você aproveite totalmente o potencial do conteúdo que produz. Uma maneira de fazer isso é desenvolver um plano de conteúdo que considere todas as diferentes maneiras que você pode reutilizar o que você escreve. Por exemplo, um post pode se transformar em uma série de tweets ou stories no Instagram, que vinculam-se ao seu site.

Para exposição máxima, não se esqueça de compartilhar seus artigos em todas as suas plataformas online. A postagem em várias redes sociais e compartilhamento, exporá seu trabalho a um público mais amplo e aumentará seu potencial de compartilhamento. Além disso, você deve tornar o mais fácil possível para quem usa as mídias sociais para compartilhar conteúdo do seu site através da inclusão de botões de compartilhamento social em todo o seu site.

Para mais informações sobre marketing de conteúdo para escritórios de advocacia, confira nosso guia aqui.

5. Não tenha medo de fornecer informações gratuitas

Por exemplo, escreva um guia ou whitepaper em sua área de especialização e disponibilize-o em seu site e em todas as suas conexões no LinkedIn. Esse tipo de atividade NÃO desvaloriza sua experiência e experiência. Ele ajuda você a estabelecer uma posição de liderança na área e se envolver com potenciais clientes.

Um ditado que gostamos particularmente no assunto é que você deve "dar lanches informativos para vender refeições de conhecimento!".

6. Construa uma presença nas mídias sociais

Desde o início das mídias sociais no início dos anos 1990, as pessoas têm usado para o marketing; e desde então, até hoje em dia, há inúmeras pessoas que têm duvidado de sua eficácia como uma ferramenta de marketing. Como muitos dos escritórios de advocacia que atendemos, ainda há o sentimento de que as mídias sociais não são para eles. Talvez seja muito informal, ou muito arriscado, ou carente de um público-alvo viável.

O poder das mídias sociais é imenso e, quando aproveitado corretamente, pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a crescer seu escritório de advocacia da seguinte forma:

  • Consciência da marca e liderança do pensamento
  • Aumento dos rankings dos mecanismos de busca para o seu site
  • Posicionamento do conteúdo do seu site na frente de um público-alvo
  • Networking com líderes em sua área
  • Desenvolvimento de novas relações comerciais
  • Aumentando as visitas ao site com leads qualificados
  • Geração de novos negócios para o seu escritório de advocacia

140 milhões de brasileiros usam as redes sociais ativamente, sendo o Brasil o segundo país com maior tempo gasto com as redes sociais, perdendo apenas para a Filipinas. Segundo a pesquisa do Hootsuite, os brasileiros ficam em média 3 horas e 34 minutos por dia nas redes sociais.

Escritórios de advocacia de marketing que usam mídias sociais ainda são muito poucos, sendo um fenômeno relativamente novo. No entanto, as práticas tradicionais de marketing sempre foram investir onde seu mercado-alvo está presente. Se esse investimento é apenas uma hora por semana no LinkedIn, ou uma estratégia completa de marketing de mídia social implementada por uma agência ou departamento de marketing, você verá resultados.

7. Estabeleça confiança através de avaliações

Todos nós procuramos avaliações de produtos, restaurantes, hotéis e todos os tipos serviço na internet. Como os serviços jurídicos são cada vez mais procurados online, por que seria diferente?

Por exemplo, o escritório de advocacia reconhecido Machado Meyer tem 4,7 estrelas de avaliações aparecendo nos resultados de pesquisa. Eles garantem que se destacam em resultados de pesquisa orgânicos e pagos através do uso de sites de revisão que permitem que sua classificação seja incluída em SERPs.

Também é uma boa ideia configurar sua listagem do Google My Business para deixar o seu negócio em destaque, juntamente com as avaliações positivas. Quando as pessoas procuram um advogado online, sua listagem de diretório local do Google se vinculará a avaliações públicas de seu escritório. Faz sentido perguntar aos clientes satisfeitos com o seu trabalho se eles se importariam deixar uma avaliação.

8. Por onde começar com o marketing do seu escritório de advocacia?

Limpando os bancos de dados de contato do cliente, atualizando seu site, construindo uma presença em sites de mídia social, organizando eventos... o dia de um escritório de advocacia nunca é maçante e sua lista de tarefas pode parecer interminável. Se você está apenas começando, nosso conselho seria escolher uma tarefa, e fazê-la muito bem. Somente após terminá-la, passe para a próxima. Por exemplo, não faz sentido criar uma campanha de e-mail se o seu banco de dados está desorganizado. Certifique-se de que seu site esteja no ar antes de embarcar em uma campanha de mídia social. Entenda o que você está tentando alcançar através de suas atividades de marketing, estabeleça KPIs e trabalhe a partir daí.

9. Se não é mensurável, não faça

A beleza do marketing online é que ele é imediato, transparente e rastreável. Por exemplo, a cada mês somos capazes de dizer aos nossos clientes quantas novas consultas seu site gerou para eles, taxa de conversão, custo por consulta, etc. O mesmo nem sempre pode ser dito para atividades de marketing offline mais tradicionais. Alguns escritórios ainda hoje gastam com as Páginas Amarelas e revistas jurídicas, patrocinando Universidades, etc. Infelizmente, é difícil apontar um retorno positivo definitivo do investimento em qualquer uma dessas atividades, principalmente porque eles não têm como monitorar seu sucesso. Ou seja, se não é mensurável, não faça.

Uma estratégia de inbound marketing não só é mais acessível do que a atividade de marketing "tradicional", como também é muito mais transparente. Um bom processo de emissão de relatórios não é apenas uma maneira de medir o sucesso, é uma ferramenta de tomada de decisão valiosa para o seu negócio. O registro das informações e rastreio apropriadamente atribuídas à sua fonte, fornecem os dados para tomar decisões estratégicas de negócios. Mesmo uma campanha da Ogilvy & Mather, a maior agência de comunicação do mundo, não oferecerá tanta transparência quanto um simples painel do Google Analytics.

10. Contratar profissionais de marketing (preferencialmente com conhecimento jurídico de nicho) se necessário

Quando seu trabalho diário envolve gerenciar metas cada vez mais desafiadoras, gastar tempo no desenvolvimento de um plano de marketing pode não ser possível, ou mesmo aconselhável!

Conversar com profissionais de marketing, principalmente aqueles que entendem os desafios enfrentados pelo setor jurídico no momento, pode tirar parte dessa responsabilidade de seus ombros. Eles também serão mais experientes sobre como promover você e sua empresa sem a necessidade de tanto julgamento e erro.

Conclusão

O inbound marketing para advogados não é uma tarefa fácil. Consome tempo e muito trabalho. Por outro lado, seus resultados valem a pena, pois são douradouros, gerando clientes organicamente ao seu escritório de advocacia. Quanto antes você começar, mais rápido colherá os resultados do marketing jurídico online!

Nós somos especializados na criação de site para advogados. Todos nossos sites são otimizados para os mecanismos de busca do Google, totalmente personalizáveis e pensados na melhor performance para o sucesso do advogado na internet. Entre em contato para receber um orçamento!

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