Perguntas Frequentes
Por que preciso de um logotipo para meu escritório de advocacia?
O cenário jurídico no Brasil é competitivo e a primeira interação com seus clientes é o seu logotipo. Simplificando, você precisa do melhor logotipo para atrair clientes para sua marca. Se fizer a sua logomarca do escritório de advocacia com o AS, terá o melhor logo de advogado por um preço justo.
Em quanto tempo a logomarca para advogado fica pronto?
Em até 5 dias úteis. Desde que o advogado nos envie o briefing preenchido com as informações que precisaremos para criar o seu logo.
Como fazer logotipo para advogado?
Comece pensando nos seus clientes e na imagem que quer passar do seu escritório: tradicional ou moderno, minimalista ou extravagante, elegante ou simples, etc.
A partir disto, pense no ícone ou diagrama que representará o seu escritório. Se será representado por uma imagem, pelas suas iniciais, se será abstrato ou minimalista, terá referências do Direito (ex. balança da justiça, pergaminho…).
Escolha as cores, por exemplo, cores fortes e profissionais como preto, azul escuro e tons de branco são uma ótima opção que nunca caem de moda para advogados e escritórios de advocacia. Para uma imagem mais energética e moderna, você pode escolher tons brilhantes como verde, vermelho, laranja e amarelo.
Por último, escolha fontes que condizem com a imagem que quer passar ao seu cliente, pode ser capitalizada, e com espaçamento de letras suficiente. Opcionalmente, pode ser utilizado o sublinhado.
O segredo para qualquer logo para advogado é: mantenha-o simples e profissional.
Os elementos do design do logotipo para advogado
Cada logomarca de advogado é diferente. No entanto, todos eles consistem dos mesmos elementos de design. A maioria dos logotipos segue os mesmos princípios de design, porque eles funcionam muito bem. Vamos ver alguns dos componentes que compõem um bom logotipo para advogado e escritório de advocacia.
1. Nome do logo
Talvez a parte mais importante de um logotipo seja o nome. O nome é geralmente o elemento central do logotipo, e recebe mais espaço e atenção. Um nome é único e pertence a você. Um bom nome de escritório de advocacia é distinto e se encaixa na profissão. Logotipos com apenas um nome e opcionalmente um slogan são chamados logotipos de texto.
2. Slogan do logo
Muitas vezes uma marca não só tem um nome, mas também um slogan. Um slogan é uma espécie de legenda de um logotipo. Deve descrever brevemente o que a sua advocacia representa. Um slogan pode dizer o que seu escritório faz ou pode expressar quais qualidades são importantes para sua empresa. É muito importante manter um slogan curto. Isso mantém seu logotipo legível e memorável.
Estas são algumas razões pelas quais um slogan é uma boa ideia:
- ele explica quais qualidades únicas que seu escritório tem
- ele pode expressar uma emoção ou sentimento de sua marca
- um slogan cativante pode ficar na cabeça das pessoas
- um slogan pode ser uma chamada para a ação
3. Ícone do logo
Um logotipo muitas vezes tem um ícone que simboliza o serviço ou produto, o nome ou outro item que é característico a marca. Um logotipo para advogado pode incluir a balança da justiça, pilares, ou uma gravata, por exemplo. Um ícone imediatamente deixa claro qual produto ou serviço você está fornecendo. Quando você usa um ícone em seu logotipo, você pode usar opcionalmente este ícone como uma variação de logotipo para tamanhos menores. Muitas vezes, quando um logotipo é usado em tamanhos menores, o slogan é muito pequeno para ler, e faz sentido reverter para uma variante mais simples do logotipo sem o slogan. Este logotipo menor é chamado de logotipo de ícone.
4. Monograma
Em vez de um ícone, você também pode usar as iniciais do seu nome ou do escritório. Isso é chamado de logotipo monograma. Em vez de um gráfico de ícones, seu logotipo contém apenas texto. Um monograma parece um ícone que consiste apenas em letras.
5. Fonte do logo
Existem muitas fontes que você pode usar em um logotipo. Todos eles parecem diferentes e dão ao seu logotipo uma sensação diferente.
6. Cor do logo
As cores mais simples do logotipo são preto e branco. Não há nada de errado com essa escolha clássica. As cores que você escolhe para o seu logotipo são talvez a característica mais distinta do seu logotipo. Use cores brilhantes e vívidas para um visual mais dinâmico e lúdico, ou use cores discretas para um visual mais conservador.
7. Layout do logotipo
Você pode escolher entre os elementos acima ao criar um logotipo. Ou também pode criar um logotipo com apenas um ícone, apenas um nome ou apenas um monograma. Ou talvez prefira um logo que consiste em um ícone, um nome e um slogan, afinal, será a imagem que representa você e seus serviços.
O que é preciso para um bom logo de advogado?
- Conheça bem seu negócio: o seu logotipo ou logomarca será a imagem do seu escritório, então deve transparecer a alma do seu negócio através dele;
- Entenda o seu público: o logotipo deve conversar com o seu público, portanto, você deve conhecê-lo muito bem. Se o seu público for majoritariamente idoso, por seu escritório ser especialista em Direito Previdenciário, por exemplo, um logotipo moderno e jovial não atrairá o público que você espera;
- Analise a concorrência: veja as tendências do mercado, os logos dos escritórios concorrentes e se inspire para criar o seu;
- Mostre a sua personalidade: de nada adianta ter um logo que atrai o seu público mas que não transmita o que você é. Um bom logotipo transmitirá a personalidade do advogado;
- Fique atento às cores: as cores são muito importantes e ajudarão você a transmitir a imagem correta que deseja ao seu público;
- Fuja dos modismos: é bom ter um logo moderno, desde que transmita a imagem correta do seu escritório de advocacia. Fuja dos modismos que duram pouco tempo. Um bom logotipo deve ser atemporal e durar pelo tempo que o seu escritório estiver ativo, ou seja, muitos longos anos.